Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Conheça quatro riscos dos fundos imobiliários

Atualmente investidores vêm os fundos imobiliários como um negócio seguro e sólido, com retornos garantidos. Porém, quando se estuda profundamente esse tipo de investimento percebe-se logo que existem riscos de vacância, desvalorização dos imóveis e inadimplência.
Nesse post estão sendo expostos quatro riscos que muitas vezes os investidores esquecem na ânsia de alcançar um bom negócio.

• Inadimplência
O calote é um risco presente em qualquer fundo de renda, para quem não sabe ele se caracteriza quando o inquilino simplesmente não paga o aluguel. Em casos extremos esse tipo de desentendimento só é resolvido na justiça.
Existem alguns inquilinos que botamos na zona de risco, assim como faculdades, escolas e hospitais, o motivo disso é toda a carga social por trás deles o que torna o despejo uma solução complicada.
Portanto inadimplência é um risco bastante comum em fundos imobiliários, sendo uma saída válida a renegociação do valor do aluguel, o que descartaria uma disputa na justiça.

• Acidentes no imóvel
Esse é um risco que não é muito lembrado, mas o próprio imóvel pode passar por riscos físicos como enchente, incêndios e depredações. Esses riscos não podem ser desprezados na hora de investir em imóveis, por isso, é valido contratar uma equipe de avaliação de riscos e fazer um estudo do local antes de aplicar capital.

• Imóveis muito específicos
Alguns investidores escolhem imóveis muito específicos que só vão ser chamariz para um tipo de inquilino. Por exemplo, quando se investe em um prédio de escola que tem uma estrutura que só vai chamar esse tipo de inquilino.
Ou seja, é preciso saber equilibrar na hora de escolher o imóvel a ser investido e, acima de tudo, procurar visualizar que tipo de inquilino se quer ter para não cair direto no primeiro risco citado nessa lista.

• Vacância
Vacância é o risco que qualquer investidor que procura gerar renda com alugueis pode enfrentar. A vacância nada mais é do que a dificuldade de encontrar locatários ou quando se tem um, ele logo deixa o imóvel.
A vacância se torna ainda mais séria quando existem imóveis parecidos a preços quase de oferta ou a economia local esteja enfraquecida. Logo, enquanto o imóvel não gerar renda acaba gerando despesa para o investidor.

Fonte: Exame e Blog ImovelVIP

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>