Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Arquitetura: Audácia desenha a Paris do futuro

 

Diversos projetos arquitetônicos previstos para terminar dentro dos próximos cinco anos prometem inserir Paris, de vez, no século 21. Seja em pleno coração da cidade, ou longe do centro, a cara da capital francesa deve mudar consideravelmente até 2017.

Os parisienses se dividem em relação ao assunto e muitos deles oferecem resistência quando a idéia é modernizar. A história, entretanto, se repete. Na era Mitterrand (1981-1995), o Centre Pompidou, a pirâmide do Museu do Louvre e a Biblioteca Nacional foram fortemente rejeitados. Hoje, estão totalmente integrados à vida e à paisagem da metrópole, tendo se tornado tanto referências mundiais quanto imãs de turistas.

Uma exposição permanente no Pavillon de l’Arsenal (Paris, la métropole et ses projets) revela ao público o que está por vir em Paris.

Confira:

La Canopée, previsto para 2014

Assinado pelo escritório de arquitetura Patrick Berger et Jacques Anziutti, o projeto promete nova vida ao Forum Les Halles. Misto de jardim e shopping center, o local encontrava-se completamente deteriorado e envelhecido. Com maior integração entre a parte exterior e o mundo subterrâneo formado pelo centro comercial e a imensa estação de trem e metrô local, o complexo, modernizado, ganhará em funcionalidade.

La Samaritaine, prevista para 2015

Fechada desde junho de 2005, a antiga e famosa loja de departamentos parisiense localizada na rue de Rivoli será reabilitada para abrigar escritórios, lojas, apartamentos, estacionamentos e até uma creche. O projeto é do escritório japonês SANAA (Sejima and Nishizawa and Associates) e o edifício pertence ao Grupo LVMH.

Filarmônica de Paris, prevista para 2014

A nova sala de música projetada pelo francês Jean Nouvel estará localizada no Parc la Villette e terá 2.400 lugares. Com arquitetura moderna e inovadora, promete integração entre intérpretes e público, além de atender aos padrões mais exigentes no que se refere à acústica.

Fundação Louis-Vuitton para a Criação, prevista para 2013

O novo pólo artístico e cultural da cidade será instalado no Jardin d’Aclimatation, no Bois de Boulogne. Segundo o arquiteto americano Frank Gehry, responsável pelo projeto, a ideia é que o edifício, todo concebido em vidro e com linhas curvas, seja perfeitamente integrado ao ambiente, como se interior e exterior constituíssem um único organismo.

Triangle, previsto para 2017

Projetado pelo escritório suíço Herzog & de Meuron, localizado ao lado do Parc des Expositions, o Triangle terá aproximadamente 180 metros de altura e vai abrigar escritórios e lojas. A base do edifício terá um espaço aberto ao público. Um elevador inclinado ligará este espaço ao restaurante panorâmico e ao mirante que oferece uma magnífica vista da cidade.

  (Foto: divulgação)

Tour Phare, 2017

São 297 metros de altura, 70 andares e 124.500 m² de área construída. O edifício comercial a ser instalado em La Defense investe numa nova relação entre o homem e seu espaço de trabalho. Com muita luz natural, sonorização e circulação adequadas e perfeita integração ao ambiente reservado aos pedestres, o Phare deseja trazer conforto e bem-estar aos seus ocupantes. O projeto é do escritório Morphosis.

Paris, la métropole et ses projets

Local: Pavillon de l’Arsenal
Endereço: 21, Boulevard Morland – Paris
Horário: terça a sábado, das 10h30 a 18h30 e domingo 11/19h
Entrada franca

Fonte
Casa Vogue

 

, , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>