Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Dicas para realizar vistoria em apartamento novo

 

É importante que antes dos proprietários pegarem as chaves de um apartamento que compraram direto da planta deem atenção para pontos específicos, dessa forma, dores de cabeça e gastos futuros serão evitados.

Tenha uma lista organizada

É importante que antes da vistoria do apartamento o futuro proprietário leia todos os manuais do proprietário, clausulas do contrato e especificações técnicas, enfim, é importante ter conhecimento de tudo que combinado com a construtora.

Depois de ter está munido de tantas informações, faça uma lista de tudo que você deverá avaliar no dia da vistoria. É normal que nessa etapa a própria construtora envie uma lista do que deve ser avaliado, mas o ideal é que você não vá somente com essa lista, mas sim adicione o que você achar interessante observar mais cuidadosamente.

Tenha em mente o melhor dia para realizar a vistoria

Pode acontecer de a construtora agendar a sua vistoria para um horário de noite, não aceite caso for oferecido para você. O ideal é visitar o apartamento durante o dia e, se possível, em um dia ensolarado, assim você pode observar melhor os espaços e identificar mais rápido qualquer problema.

Itens essenciais durante a vistoria

É importante levar um bloco de anotações e uma caneta para anotar todos os detalhes importantes. É uma boa também levar uma máquina fotográfica para registrar todos os cômodos e olhar com cuidado depois.

Não se esqueça de que você provavelmente terá que encaixar alguns móveis e adaptar uns espaços, por isso, leve trena, fita métrica e régua para marcar tudo com precisão. Leve também lâmpada para testar todos os bocais do apartamento.

Outro ponto muito esquecido também é a questão de encanamento, por isso, leve um balde para teste de escoamento e vedação. Por último, não se esqueça de levar a lista que você já fez.

Como verificar a pintura

Observe cuidadosamente a pintura da parede e a pintura de onde termina a guarnição das portas, já que são tipos distintos de tintas. Verifique também se não há respingos de tinta da porta na parede ou vice-versa e se ambas estão totalmente pintadas.

Verifique se as maçanetas estão perfeitamente instaladas, da mesma forma, verifique se os acabamentos da parte elétrica também estão bem instalados.

Como verificar as portas

Teste com cuidado todas as portas e fechaduras, abrindo-as, fechando-as e vendo se trancam sem problemas. Verifique também se elas estão niveladas e se fecham sem esforço, caso contrário serão necessários reparos.

Verificando o revestimento cerâmico

Observe atentamente o piso para tentar encontrar algum dano causado por queda de material ou se há alguma peça lascada. Alise o revestimento para verificar se todos foram bem assentados, com isso dê batidinhas para verificar se há alguma peça oca.

É importante também, durante esse processo, verificar se as louças estão em perfeitas condições e bem instaladas.

Como verificar a parte elétrica

Observe no quadro se há identificação com adesivos de todos os circuitos. Teste todas as lâmpadas (caso não tenha nenhuma, use a que você levou) ligando-as e desligando. É super válido também levar algum equipamento para testar a voltagem, pode acontecer de algum circuito ter sido equivocadamente instalado em outra voltagem. Por fim, teste a companhia e o interfone.

Verificando a hidráulica

Teste todas as torneiras e os chuveiros abrindo-os e deixando a agua correr por um tempo, dessa forma, se houve algum vazamento será facilmente identificado. Enquanto as torneiras estiverem abertas, feche o registro para comprovar se estão de fato fechando. Após fechar tudo, verifique se não há nenhuma torneira pingando e aproveite para testar a descarga da privada. Para terminar, veja se o cano do chuveiro não foi instalado próximo demais do teto, pois pode acabar tornando difícil a instalação do chuveiro elétrico. 

Fonte
ImovelVip
Material produzido especialmente para o Blog OndeMorar

 

, , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>