Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Para aproveitar os espaços: como decorar um Loft

 

Lofts são apartamentos pequenos, confortáveis e, sobretudo, práticos. Por isso, na hora de decorá-los, é imprescindível considerar a funcionalidade dos ambientes. Pensando nisso, preparamos algumas dicas de como decorar um loft aproveitando de maneira inteligente o espaço.

Esse tipo específico de apartamento é caracterizado por não possuir divisórias entre os ambientes, que são, portanto, delimitados pelo uso de móveis ou acessórios. Para que essa aparente “mistura” de espaços fique atraente, a harmonia é essencial, para integrar os espaços e, ao mesmo tempo, preservar suas especificidades.

O primeiro passo ao planejar a decoração de um ambiente, seja ele qual for, é definir qual estilo será seguido. Os mais comuns são o clássico, contemporâneo, retrô, casual, rústico e moderno. Definir um estilo não significa seguir à risca de maneira obsessiva, mas tê-lo como orientação. E para personalizar o espaço, imprimindo nele suas preferências, é possível unir elementos de mais de dois ou mais estilo, basta bom senso.

Como o loft é um apartamento sem divisões muito rígidas, a sensação de desordem pode ser sentida facilmente. Por isso, usar cores sóbrias como o branco, preto, tons de marron e verde em linhas horizontais e verticais é estratégico. Isso porque elas “cortam” as paredes e a decoração. Uma tendência que parece ter sido criada para lofts são os adesivos de parede, extremamente charmosos e com custo baixo.

Para delimitar espaços, é possível usar tapetes, cortinas, móveis e mesmo a iluminação. Escolha luzes de tons e intensidades para cada ambiente. Mezaninos em lofts são providenciais, porque são versáteis e podem acolher livros, quadros, arranjos com plantas e outros.

Em decoração para lofts uma regra é básica: menos é mais. Escolha menos objetos, móveis e acessórios, porém, que tenham mais força. Ou seja, que sejam forma o centro das atenções daquele espaço. Por exemplo, na parte destinada à cozinha, uma geladeira colorida que contrasta com o restante da decoração cria uma atmosfera de modernidade.

De modo geral, na decoração de lofts devem ser evitados móveis muito grandes e pesados. Dê preferências às peças versáteis que podem ser usadas em diversos ambientes e situações, como pufes e banquinhos.

Usar espelhos ajuda a aumentar a “sensação” de profundidade do ambiente. Nas janelas, prefira as persianas.

Como os lofts são, na verdade, salas comerciais transformadas em moradias, que tal aproveitar essa atmosfera criando ao lado da cama um escritório que divida espaço com o closet? Já a cozinha e a mesa de jantar ficam agradáveis se ao lado houver um espaço para jogos e diversão.

Com essas dicas, é possível criar um ambiente aconchegante, mas caso surgirem dúvidas, o ideal é procurar um decorador de ambientes, que conhece truques e entende tudo de decoração, independente do ambiente a ser personalizado.

Fonte
Agente Imóvel

 

, , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>