Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Ventiladores de torre produzem menos vento que modelos de mesa

Ventiladores de torre deslocam menos ar e com menor velocidade que modelos de mesa padrão. Essa é a conclusão do teste feito pela Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) com exclusividade para a Folha.

O teste comparou sete modelos de ventiladores de torre que estão à venda nas principais lojas de eletrodomésticos. Foram medidos pelo laboratório a velocidade do ar, a vazão de vento, o consumo e a eficiência dos aparelhos.

Ainda foram usadas as mesmas medições em um ventilador de mesa de 40 cm, para que os modelos possam ser comparados pelo consumidor no momento da compra.

Foram testados os aparelhos de torre Arno Eole, Eterny ET26003A, Britânia Wind 200 Prime, Spirit Ventilador Torre, Suggar Ventilador Torre, Electrolux Ultra Air Silent e Mondial Circulador de Ar Torre Premium.

A conclusão é que dentre os ventiladores de torre testados, o modelo que apresentou melhores resultados foi o Arno Eole, que recebeu quatro estrelas nas categorias velocidade do ar e vazão, quantidade de ar que ele desloca.

O teste revelou ainda que os ventiladores de torre apresentaram um desempenho equivalente à metade do de um ventilador de mesa padrão de 40 cm na vazão e na velocidade.

Os aparelhos Spirit, Arno e Electrolux, apesar de produzirem vazão e velocidade do ar menor do que o ventilador de mesa, são mais eficientes.

Outro lado

Procurada pela Folha, a Electrolux afirmou que seus ventiladores seguem os padrões exigidos pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e que procurará a Proteste para entender a metodologia do teste e considerar possíveis providências.

A Mondial considera que o comparativo feito pela instituição não é válido por não considerar diferenças de classificação entre modelos de torre e de hélice.

A Arno e a Eterny declararam satisfação com o resultado do teste. As outras marcas não se pronunciaram até o fechamento da matéria.

Fonte
Folha.Com

, , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>