Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

A transparência da comunicação empresarial como vantagem competitiva

Nos últimos anos a Comunicação Empresarial passou a ser uma ferramenta estratégica de grande importância para as organizações públicas e privadas. Com o papel de também ajudar nos procedimentos de programas desenvolvidos pelas empresas, demonstra que pode ser capaz de consolidar a imagem positiva de uma empresa ao mesmo tempo em que pode identificar o seu público e também os melhores meios de relacionamento para esta interação. 

A comunicação é fundamental não só para o público externo, mas quando bem trabalhada internamente faz com que os profissionais de cada setor se sintam parte importante do processo de gestão. Pois, quando a comunicação for eficiente também internamente, as chances de sucesso em tomadas decisão aumentam, assim como a relação de confiança entre empresa e público interno.

O avanço da tecnologia, particularmente a internet, possibilitou a mudança na estrutura dos mercados de negócios e no comportamento dos consumidores. Mas apesar disso, a tecnologia cada vez mais acessível, consegue colocar as empresas num mesmo patamar.
A cada dia, o consumidor e a sociedade, impõem novas exigências às empresas, o que pode estabelecer parâmetros para se determinar às vantagens competitivas de uma empresa ou marca. Assim, o grande diferencial do mercado passou a ser o atendimento. Já os preços baixos e serviços de qualidade tornaram-se parte essencial deste pacote de atendimento.

Portanto, a sociedade começa a não mais encarar a empresa como um simples fabricante de produto ou prestador de serviços. Os consumidores passaram a não só comprar o produto, mas querer informações sobre a fabricação dele, saber se a matéria-prima degrada o meio ambiente, se a empresa desenvolve ações e programas. Deste modo, a conscientização e a mobilização crescentes da sociedade na luta por direitos de cidadania, aumentam a cobrança sobre as empresas, e uma boa e responsável Comunicação Empresarial, que possa oferecer credibilidade e qualidade em seus serviços se torna essencial para o sucesso dela.

Sendo assim, a sua consolidação como instrumento de inteligência empresarial e a profissionalização na área tornaram-se um diferencial estratégico do negócio. Mas, o lucro e o sucesso de uma empresa dependerão, não só de competências essenciais, tecnologias avançadas ou de suas formas de gestão, mas, também de como a empresa se comporta socialmente.

Por: Fiorelo Rigon Neto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>