Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Ainda consigo 30% de retorno com imóveis?

 

Dúvida de internauta
“Eu me formei em engenharia ano passado e pretendo começar a investir. No momento moro com meus pais e praticamente não tenho despesas, podendo guardar algo em torno de 2.500 reais por mês. Gostaria de poder contar com esses recursos para poder viajar nas férias anualmente.

Considero-me um investidor de risco médio, que aguenta bem o sobe e desce da Bolsa de Valores. Já até fiz um curso para aprender a investir na Bolsa, mas meu tempo é limitado, fazer day trade é inviável, e os fundos de investimento não andam tão bem quanto eu desejo. Identifico-me com o setor imobiliário, ou diria que me iludo, porque precisaria de um capital maior. Comprar na planta seria um bom investimento para um ano e meio, com retorno de 30%? Gostaria de uma ajuda para o início da minha caminhada.”

Resposta de Luiz Calado*:

Para o início da sua caminhada, provoco-o a transformar o seu sonho num plano de ação.

Você já demonstra a disciplina de um grande poupador, com um fôlego acima do comum para quem é apenas um recém-formado. Planeje seus próximos gastos, para que este seu sacrifício poupador não o impeça de fazer investimentos essenciais, como uma pós-graduação.

Morar com os pais é uma situação privilegiada pois permite obter moradia e alimento grátis. Isso te permite guardar o máximo de recursos possível, mas não deve ser uma situação sustentável, a menos que você pretenda morar com os pais até o auge dos seus 50 anos! Não conheço nenhum milionário que ficou rico às custas de morar com os pais (da mesma forma que ninguém ficou milionário economizando no cafezinho diário, no máximo isso transforma a pessoa num muquirana, que é o destino daqueles que seguem as sábias lições dos reis da auto-ajuda financeira).

Assim, aceite um ritmo menor de poupança mensal, e passe a ajudar com os gastos da sua casa. Já que você menciona gostar de viajar, caso o seus pais não aceitem a ajuda financeira, você pode guardar o dinheiro e convidá-los para viajar com você! Pense positivamente. Você está em início de carreira e pode esperar aumentos salariais para os próximos anos. Se desejar aumentar o ritmo de poupança, avalie a possibilidade de reforçar o orçamento dando aulas particulares para alunos de engenharia ou alguma outra atividade. Isso permitirá que você continue poupando bastante, independentemente dos novos gastos que acabo de sugerir.

Sua frustração com o desempenho dos fundos reflete o novo patamar de retorno ajustado a risco no Brasil. Não foi há dez anos que o rendimento de uma aplicação de baixo risco superava 15% de ganho real no ano? Para o bem da sociedade, esta época teve fim. E isso será bom para você, uma vez que uma taxa básica de juros menor permitirá financiar o seu imóvel a juros também menores. A dúvida é: este é o melhor momento para investir em imóveis? Acredito que sua meta de rendimento para este segmento, 30%, seja irreal para o futuro próximo, a menos que surja uma nova bolha especulativa.

Considerando isso tudo, oriento que você arrisque, siga o seu alto apetite para risco, e esteja preparado para as fortes emoções. Separe o necessário para a sua viagem anual e avalie a possibilidade de colocar o resto em renda variável. Você pode comprar diretamente algumas ações, ou investir num fundo. Day trade, que você menciona, não é a única opção para quem deseja investir na Bolsa. Se você realmente deseja lucrar no day trade, você pode adquirir cotas de fundos especializados em day trade, como um long & short. O seu gerente de conta ou assessor financeiro poderá sugerir outros fundos com este perfil. Apenas fique atento para aproveitar fundos com taxas de administração baixas.

Aproveito para elogiar o seu interesse em aprimorar o conhecimento fazendo um curso. Você deve seguir este aprendizado, que pode ser potencializado com a leitura de um bom livro sobre o assunto.

Em resumo, você esta no caminho certo, com disciplina e um plano de ação, será capaz de atingir seus objetivos!


*Luiz Calado é economista, doutorando em finanças sustentáveis e autor dos livros “Imóveis: seu guia para fazer da compra e venda um grande negócio” e “Fundos de investimento: Conheça antes de investir”.
Fonte
EXAME

 

, , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>