Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

OPINIÃO – QR Code: utilize-o de maneira estratégica no mercado imobiliário

 

Por Guilherme Machado*

Faça um exercício de imaginação: vislumbre um cliente em potencial passando por um dos empreendimentos que é comercializado por você ou sua empresa. Em um local estratégico desta unidade há um ícone cheio de quadradinhos pretos que chamam a atenção desse cliente.

Este nosso potencial comprador pega o seu celular, posiciona-o em frente a esse ícone e é direcionado para o universo digital, onde encontra uma infinidade de informações sobre o empreendimento em questão, fica encantado com a riqueza de detalhes e resolve procurar sua empresa ou um dos seus corretores de imóveis para adquirir uma das unidades que estão sendo vendidas.

QR LAB

Você acredita que essa cena possa acontecer com você? Já presenciou algo parecido com o que acabamos de imaginar? Pois esteja certo de que essa não é uma realidade distante do nosso mercado imobiliário.

O tal ícone com os quadradinhos pretos, que aos olhos humanos parece muito mais um enigma, trata-se de uma ferramenta chamada de Quick Response Code, mais conhecido como QR Code. Você já ouviu falar dela?

O QR Code é um tipo de código de barras bidimensional que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmeras fotográficas e acesso à internet. Para isso, é necessário baixar um aplicativo de decodificação que é gratuito.

Criado em 1994, pela empresa japonesa Denso Wave, o código era utilizado, inicialmente, para identificar peças na indústria automobilística. Hoje, porém, a tecnologia está sendo cada vez mais utilizada em anúncios publicitários.

Graças ao advento dos recursos tecnológicos, o uso do QR Code ganhou novo impulso e se configura como uma ferramenta de grande potencial para o crescimento do mercado de imóveis.

Um dos principais benefícios que fazem do QR Code uma ferramenta relevante e estratégica é o fato de ser um meio de transmitir rapidamente informações. Na realidade, o código é uma espécie de atalho para variados tipos de informações que podem ser desde texto, imagem, vídeo, links para sites ou hotsites e até posições geográficas.

Além disso, o QR Code ativa uma das principais motivações do ser humano: a curiosidade. E por meio desse sentido, o potencial cliente pode experimentar um envolvimento diferenciado e único com o seu negócio por meio de interação entre o mundo real e o mundo virtual.

De uma forma muito particular, a utilização do código cria uma integração entre o material, que pode ser um folder, um tapume de uma obra entre outras possibilidades e o online, o que instiga no cliente o desejo de interagir com o empreendimento.

Entretanto, vale ressaltar que o QR Code é mais uma ferramenta dentro de uma vasta rede de possibilidades e, para que seu uso seja efetivo e estratégico, é necessário conhecer bem o seu público de interesse.

Diante disso, é importante esclarecer que não é todo celular que consegue decodificar o QR Code. É necessário que o aparelho rode um sistema operacional que permita a instalação do aplicativo. Sendo assim, é fundamental saber se o seu público possui o perfil e as condições que propiciem a interação com o QR Code.

Hoje, já temos várias experiências com o uso do QR Code que estão gerando bons resultados para os negócios. Por isso, irei compartilhar algumas dicas e observações sobre a forma como o mercado tem implementado a tecnologia QR Code.

1- Uso do QR Code em folder, tapumes e panfletos
Uma das estratégias mais utilizadas é a impressão do código neste tipo de mídia. Esse é um importante recurso, pois esses meios de comunicação contam com espaço limitado, no qual não é possível explorar todas as potencialidades de um empreendimento.

Com o uso do QR Code, o cliente pode ser direcionado para as mais variadas formas de detalhar as informações sobre o imóvel, seja por meio de um tour virtual ou um vídeo, por exemplo.

Contudo é preciso estar atento, o QR Code deve enriquecer as informações contidas, seja no tapume ou no material impresso. O objetivo deve ser proporcionar uma experiência única e relevante para o cliente, de uma maneira rápida e rica em detalhes.

2- Aplicação no cartão de visitas
Esta é uma das formas de estreitar o relacionamento entre o cliente e o corretor de imóveis. O QR Code, nesse caso, pode direcionar o cliente para o site da empresa ou até mesmo um mapa de como chegar ao escritório, contatos telefônicos, mensagens de boas vindas, um vídeo de apresentação do corretor, entre várias possibilidades.

3- Criação de um cartão QR Code para empreendimentos específicos
Na mesma linha do cartão de visitas, uma dica interessante que pode potencializar a mostragem de um imóvel é o uso do Cartão QR Code, estratégia que se adequa bem à negociação de imóveis prontos.

Depois de visitar um imóvel, o profissional da intermediação pode entregar para o seu cliente o Cartão QR Code, no qual é possível ser direcionado para informações detalhadas sobre o imóvel que acabou de visitar e assim, pode-se analisar com mais calma todos os benefícios e características de determinado empreendimento.

Isso otimiza o tempo, pois o cliente não terá que pesquisar entre as várias opções no banco de dados do site aquele imóvel que ele já visitou.

4- O QR Code deve potencializar a experiência do cliente
De nada adianta investir na utilização do QR Code se as informações contidas nele não forem relevantes ou não condizerem com o imóvel no qual o código foi aplicado. Eu não posso utilizar o código no imóvel A e, ao fazer a leitura do QR Code, ser direcionado para informações sobre o imóvel B. Nem tão pouco repetir as mesmas informações contidas no material onde ele foi inicialmente impresso.

O cliente resolve tirar o celular do bolso e fotografar o código, pois está interessado em mais detalhes. É imprescindível a realização de testes antes da publicação do QR Code. Deve ser verificado se o código, ao ser decifrado, encaminhará o cliente para o destino esperado, seja um site, um vídeo ou texto.

5- Ser criativo e original é uma vantagem competitiva
O QR Code, por si só, é uma ferramenta que aguça a curiosidade humana. Saber explorá-lo é fundamental para garantir o sucesso de sua estratégia. Não leve o seu cliente para algo que não seja relevante ao contexto do seu relacionamento. Fazer o cliente perder tempo é um erro gravíssimo.

As formas de utilizar o QR Code são as mais variadas possíveis e cada empresa ou corretor de imóveis deve procurar entender um pouco mais sobre esta ferramenta, a sua viabilidade e tem a liberdade de utilizá-la da forma que mais se adequar à realidade do negócio.

Entretanto, para além da mídia na qual o QR Code estará presente, é fundamental atentar-se ao seu uso estratégico e correto no mercado imobiliário.

Esteja atento à evolução do mercado. Com a popularização dos celulares e smartphones com acesso à internet, o uso do QR Code é cada vez mais promissor e já se configura como um importante aliado do mercado imobiliário.

E mais, versões mais atuais de comunicação com códigos já começaram a surgir. Uma empresa alemã desenvolveu o Touchcodes, que permite que aparelhos com telas sensíveis ao toque identifiquem códigos invisíveis sem a necessidade de baixar um aplicativo específico para isso, diferente do que acontece com o QR Code.

Essa evolução vem nos mostrar que a comunicação com esse tipo de ferramenta tende a se tornar uma mídia habitual para o mercado. Pense nisso!

E você, já se sentiu atraído por este enigma que contém uma vasta gama de possibilidade de interações chamado QR Code? Já aplicou essa tecnologia em alguma das suas estratégias? Como foi a sua experiência? Sinta-se à vontade para comentar, você também ajuda a construir um mercado imobiliário cada vez mais competente e profissional.

Fonte
Blog Guilherme Machado
*Guilherme Machado é Administrador com Pós-graduação em Gestão Empresarial

 

, , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>