Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Decoração com móveis de papel chega com força ao Brasil

 

Já imaginou montar a casa com cadeiras, mesas, armários e até camas de papelão? Não, não estamos falando de uma residência no lixão ou uma moradia temporária, mas de peças com design arrojado, que dão um ar contemporâneo ao ambiente. À venda no exterior há alguns anos, esse tipo de trabalho com papel machê, kraft, vegetal, de arroz e jornal começa agora a despontar no mercado brasileiro.

“Leves, resistentes e práticos, os móveis de papel não exigem parafuso ou cola para serem montados e ainda suportam com tranquilidade o calor emitido por eletrônicos e fios condutores”, afirma Eduardo Rodrigues, coordenador do curso de Design de Interiores da Panamericana Escola de Arte e Design. “Ao usar as peças na decoração, os ambientes ganham aparência informal e despojada”, diz.

A mesa de centro criada tem papel reciclado na base que imita pedra | Foto: Divulgação

E as vantagens não param por aí. A fabricação com papel é sustentável, já que os produtos se decompõem em até seis meses na natureza, e permite que o usuário faça suas próprias peças. Mesmo assim, no Brasil, ainda há muito preconceito em relação esses móveis, já que sua forma leve é relacionada à fragilidade. “Os brasileiros gostam de itens que duram para o resto da vida, mesmo que sejam trocados ao longo do tempo”, afirma Gustavo Calazans, arquiteto.

O mobiliário feito de papelão deve ser limpo somente com pano seco, aspirador ou espanador de pó.

 

Desafios da manutenção

Com preços que variam de R$ 7,50 (lixeira) a R$ 2 mil (sofá, ambos na 100’t), os móveis de papel exigem alguns cuidados no dia a dia para que não estraguem antes do tempo. Como a resistência à umidade é pequena e manchas aparecem no contato com a água ou outros líquidos, a alternativa é aplicar resinas que ofereçam uma camada de proteção. Além disso, expor tais móveis durante muito tempo ao sol pode afetar sua estrutura (principalmente os que forem muito finos), deixando-os com aspecto retorcido.

A cama, modelo Paperpedic da Karton, aguenta cargas de aproximadamente uma tonelada.

Outro ponto que afeta a durabilidade de móveis como os de papelão é o pó que tende a se acumular. Para ter seu tempo de vida prolongado, eles devem ser limpos constantemente com pano seco, espanador de pó ou aspirador. “O problema surge com o tempo, pois esses móveis acabam adquirindo uma aparência suja, já que a limpeza com água não acontece. Neste caso, a saída é apostar em uma boa pintura para dar cara nova à superfície”, diz Calazans.

 

Fonte
Clipping Imóveis

 

, , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>