Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Notas do Mercado Imobiliário – 18 a 24 de fevereiro

 

Venda de imóvel locado

Na hipótese de um imóvel ser vendido durante a locação, o novo proprietário pode rescindir o contrato, concedendo o prazo de 90 dias para sua desocupação, contados do registro da transferência. Mas se o contrato estiver vigorando por prazo determinado, contiver cláusula de vigência em caso de alienação e estiver averbado junto à matrícula do imóvel, o adquirente será obrigado a respeitar a locação em andamento.

Mulheres corretoras

Continua aumentando velozmente o número de mulheres entre os corretores de imóveis. Um levantamento realizado só no Rio de Janeiro, mostrou que dos mais de quatro mil novos profissionais que ingressaram no mercado nos últimos três anos, quase metade eram mulheres. Nos últimos cinco anos, o CRECI/RJ registrou a entrada de cerca de seis mil mulheres na categoria.

Quem compra são elas

Cada vez mais são elas que detêm a palavra final quando se trata de escolher a casa própria. Seja como o cônjuge que tem a maior renda, seja como a gerente de casa que melhor conhece as necessidades da família, a mulher é hoje, em aproximadamente dois terços dos casos, quem influencia diretamente na decisão de compra. Os itens que mais pesam na balança são praticidade, conforto e segurança.

A internet e o mercado

Atentos ao mercado imobiliário, o Google e a TNS realizaram uma pesquisa que mostrou que 56% do processo de decisão de compra de um imóvel já é realizado on line. E as ferramentas de busca têm alta influência, tanto nas fases iniciais quanto no final do processo de escolha. Vale lembrar que o Brasil já tem mais de 80 milhões de pessoas conectadas à internet.

De olho nos portais

Anunciando em portais imobiliários, corretores, imobiliárias e incorporadoras não só aumentam a exposição dos seus imóveis, como também reduzem sua dependência dos classificados de jornais. Se o portal for gratuito, a economia gerada é relevante. Afora isso, as buscas em portais é uma tendência mundial, na medida em que os internautas querem encontrar o que procuram num só lugar, evitando perda de tempo com navegação por muitos sites.

Condôminos ausentes

Conforme um levantamento realizado pela administradora paulista Lello, aproximadamente 70% dos condôminos não comparecem às assembléias gerais ordinárias ou extraordinárias convocadas pelos síndicos. Ainda de acordo com a mesma fonte, a única exceção são as reuniões onde se discutem questões relacionadas com garagens, onde o quórum é alto. È preciso lembrar que, se a convenção ou a lei não exigirem algum quorum qualificado, a decisões das assembléias, ainda que tomadas por poucos, obrigam todos os condôminos.

Dicas de investimento

Investidores podem ter um excelente retorno de capital com aplicações no mercado imobiliário, ou garantir uma fonte de renda segura. No momento de escolher o que adquirir, é importante estar atento a quatro fatores: o ponto, a planta, o padrão de acabamento e o preço. A aliança desses quatro itens é garantia de um ótimo negócio.

Lucrar com retrofit

Uma operação que vem caindo no gosto dos investidores imobiliários é comprar imóveis degradados para recuperá-los. Essa técnica, conhecida como retrofit, é ainda pouco usada no Brasil, mas gera excelentes resultados. “Retrofitar” um imóvel bem localizado ou com bom potencial está sendo considerado muito mais vantajoso do que investir em imóveis prontos, cujos preços não estão deixando margem de lucro.

Leilão é boa opção

Uma boa opção para os investidores imobiliários são os chamados leilões extrajudiciais, realizados por instituições financeiras, envolvendo imóveis retomados de mutuários inadimplentes. O procedimento de venda é semelhante ao do leilão judicial, mas com menor risco e burocracia. De qualquer modo, a análise da documentação e a prévia vistoria do imóvel pelo interessado são essenciais.

Fonte
*Carlos Alceu Machado é advogado especializado em Direito Imobiliário e Empresário do segmento

 

, , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>