OPINIÃO – Por que muitos corretores de imóveis não vendem?
Por Rony de Lima Meneses*
Corretor de Imóveis é uma profissão promissora em nosso país, que se encontra em desenvolvimento e crescimento econômico acelerado.
Mas a maneira como algumas empresas, principalmente as grandes construtoras e incorporadoras vem tratando seus corretores e principalmente estagiários gera grande desconfiança a quem começa a carreira no mercado imobiliário.
Muitos corretores começam sua carreira em stands e lançamentos com uma grande expectativa de vender vários imóveis e ganhar dinheiro. Porém, para muitos a realidade não é nada agradável.
Estava atualizando meu perfil no Facebook quando uma corretora me pediu algumas dicas pois não estava vendendo a muito tempo, então expliquei que ela devia divulgar seus imóveis para atrair os clientes e que hoje existem várias ferramentas e sites grátis onde é possível divulgar seus imóveis sem gastar nada, até aí tudo bem.
Mas para minha surpresa a corretora falou que no plantão onde ela trabalha, em uma grande incorporadora, é bloqueada para os corretores, a internet e o celular, e que eles são obrigados a entregar panfletos na avenida e esperar o cliente vir, ou seja, transformada em entregadora de panfletos. Perguntei se o gerente fazia o mesmo e ela falou “claro que não, ele fica no plantão”.
Resolvi compartilhar a dica que dei para essa corretora pois pode ser útil para outros profissionais que também não estão vendendo e acham que o problema está neles e não nas empresas que exploram muitos corretores em um plantão, muitas vezes nos finais de semana, enquanto uma meia dúzia vende e os outros servem de entregadores de panfletos.
Exija ser tratado como um profissional e se imponha, veja se o seu trabalho está refletindo nos seus ganhos. Não faça trabalho para que outra pessoa venda. Fique atento, pois muitas vezes você poderá ser usado para trazer clientes para outra pessoa e não receber nada por isso. Só entregue panfletos se você tiver certeza que o retorno virá para você, senão use outras formas de divulgar. Ex: internet. Se a empresa não te der suporte como internet no stand, caia fora pois uma empresa que não valoriza o profissional não merece você. Muitas vezes as imobiliárias pequenas e médias são a melhor maneira de começar uma carreira no mercado imobiliário, pois tem menos concorrência e mais suporte na hora de fechar um negócio.
As grandes empresas investem muito dinheiro em publicidade e não necessitam que o corretor fique na rua atrás de clientes. Então, preste atenção se você não está sendo usado para trazer clientes para outro vender.
Fonte
Banco dos Imóveis
* Rony de Lima Meneses é consultor de marketing e blogueiro
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