Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

OPINIÃO – Por que muitos corretores de imóveis não vendem?

 

Por  Rony de Lima Meneses*

Corretor de Imóveis é uma profissão promissora em nosso país, que se encontra em desenvolvimento e crescimento econômico acelerado.

Mas a maneira como algumas empresas, principalmente as grandes construtoras e incorporadoras vem tratando seus corretores e principalmente estagiários gera grande desconfiança a quem começa a carreira no mercado imobiliário.

Muitos corretores começam sua carreira em stands e lançamentos com uma grande expectativa de vender vários imóveis e ganhar dinheiro. Porém, para muitos a realidade não é nada agradável.

Estava atualizando meu perfil no Facebook quando uma corretora me pediu algumas dicas pois não estava vendendo a muito tempo, então expliquei que ela devia divulgar seus imóveis para atrair os clientes e que hoje existem várias ferramentas e sites grátis onde é possível divulgar seus imóveis sem gastar nada, até aí tudo bem.

Mas para minha surpresa a corretora falou que no plantão onde ela trabalha, em uma grande incorporadora, é bloqueada para os corretores, a internet e o celular, e que eles são obrigados a entregar panfletos na avenida e esperar o cliente vir, ou seja, transformada em entregadora de panfletos. Perguntei se o gerente fazia o mesmo e ela falou “claro que não, ele fica no plantão”.

Resolvi compartilhar a dica que dei para essa corretora pois pode ser útil para outros profissionais que também não estão vendendo e acham que o problema está neles e não nas empresas que exploram muitos corretores em um plantão, muitas vezes nos finais de semana, enquanto uma meia dúzia vende e os outros servem de entregadores de panfletos.

Exija ser tratado como um profissional e se imponha, veja se o seu trabalho está refletindo nos seus ganhos. Não faça trabalho para que outra pessoa venda. Fique atento, pois muitas vezes você poderá ser usado para trazer clientes para outra pessoa e não receber nada por isso. Só entregue panfletos se você tiver certeza que o retorno virá para você, senão use outras formas de divulgar. Ex: internet. Se a empresa não te der suporte como internet no stand, caia fora pois uma empresa que não valoriza o profissional não merece você. Muitas vezes as imobiliárias pequenas e médias são a melhor maneira de começar uma carreira no mercado imobiliário, pois tem menos concorrência e mais suporte na hora de fechar um negócio.

As grandes empresas investem muito dinheiro em publicidade e não necessitam que o corretor fique na rua atrás de clientes. Então, preste atenção se você não está sendo usado para trazer clientes para outro vender.

Fonte
Banco dos Imóveis
* Rony de Lima Meneses é consultor de marketing e blogueiro

 

, , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>