Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Organize e economize espaço.

 

Os chamados móveis pesados são a base da decoração, mas investir em objetos versáteis pode resolver com rapidez e eficiência problemas de falta de espaço. As prateleiras são um bom exemplo disso.

Seja na cozinha, na sala, nos quartos ou no escritório, a prateleira é uma excelente solução para guardar os objetos e, ao mesmo tempo, deixá-los por perto para o uso no dia a dia. “Assim, é possível aproveitar melhor as paredes livres e dar um alívio para os armários lotados. E esse tipo de móvel ainda funciona como um elemento decorativo, no qual você pode expor aquela sua coleção de fotos, livros ou lembranças de viagens”, comenta a arquiteta Mariela Romano.

Sempre em alta na decoração, elas são encontradas em diversos tamanhos, formas e materiais. Custam pouco, dão um canto fixo a objetos antes espalhados pela casa e deixam os espaços mais elegantes. Com todas essas vantagens, resta apenas escolher o modelo ideal para cada cômodo da casa.

Como os ambientes têm funções específicas, as prateleiras devem ser instaladas de acordo com a necessidade de cada espaço. Isto é necessário por uma questão estética, de limpeza e, acima de tudo, de funcionalidade.

Na sala e no escritório 

● Use modelos de madeira no mesmo tom dos outros móveis;

● Prefira vidro para prateleiras perto de cristaleiras ou barzinhos;

● Fixe prateleiras em alturas diferentes (30 cm de distância), formando uma escada. Deixe uma para CDs e outra para DVDs, para padronizar o tamanho dos objetos;

 Na cozinha e na lavanderia

Prateleiras na cozinha permitem que uma série de utensílios bonitos fiquem à mostra. Podem ser modelos baixos, posicionados sobre a bancada, como apoio para a pia e o fogão, ou mais altos, apenas para enfeitar e guardar objetos pouco usados. “Elas deixam aquele cômodo comum e sem graça mais estiloso e personalizado”, comenta a arquiteta.

● Experimente instalar ganchinhos metálicos na parte inferior de uma prateleira, para pendurar xícaras;

● Fixe prateleiras sobre a pia, perto da mesa ou em cima da geladeira. Assim, temperos, guardanapos e outros utensílios de uso constante ficam sempre à mão;

● Escolha modelos revestidos de fórmica clara. Você nota rapidinho quando eles estão sujos e consegue manter a cozinha sempre limpa e arrumada;

● Nesses locais, evite prateleiras feitas de vidro, pois acumulam gordura com facilidade.

No banheiro ou lavabo

● Use peças estreitas, de no máximo 30 cm de profundidade, pois o espaço é pequeno;

● No banheiro as prateleiras podem substituir os tradicionais gabinetes. Instale-as embaixo da pia para armazenar toalhas e rolos de papel higiênico;

● Prateleiras de vidro ficam lindas dentro do boxe, para apoiar shampoos e condicionadores;

● Evite modelos confeccionados em aglomerado, pois a umidade danifica o material rapidinho. Melhor apostar em prateleiras revestidas de fórmica.

 No quarto

● No quarto as prateleiras dão um show de utilidade e versatilidade. Prefira as de madeira, que combinem com o tom de outros móveis;

● Se preferir, use prateleiras coloridas para contrastar, caso a decoração do quarto seja feira em tons claros;

● No quarto das crianças use-as para organizar brinquedos, coleções e materias escolares. Se o espaço abriga adolescentes, acomode os aparelhos eletrônicos, CD’s e DVD’s.

 Dicas espertas

● Se quiser, disponha diversas prateleiras lado a lado. O resultado é semelhante aos móveis feitos sob medida!

● Para deixar um ambiente charmoso, invista em diferentes tamanhos e formatos e use-as isoladamente ou agrupadas em uma única parede, de maneira contínua ou interrompidas em segmento. Porém, opte pela fixação linear em áreas pequenas para proporcionar amplidão visual.

● Se quiser dar destaque às prateleiras, instale-as em uma parede colorida. O resultado fica surpreendente e muito bonito.

● Nos quartos, escritórios e salas elas podem ser distribuídas livremente nas paredes ou acopladas às estantes. Segundo Mariela, “O interessante é usá-las de várias maneiras e formatos, com ou sem iluminação, retas, em nichos retangulares ou quadrados. Abuse das tantas formas e aplicações disponíveis”.

● Você pode usar qualquer área livre para instalar uma prateleira e aproveitar o espaço. Um exemplo é na parte superior da parede do corredor. Quer uma sugestão incrível para decorá-la? Coloque os desenhos das crianças em porta-retratos e exponha ali as obras de arte da turminha.

● Explore os diversos materiais disponíveis no mercado. Você pode optar pelas prateleiras de vidro, que são ideais para o banheiro. As de metal oferecem elegância e personalidade à decoração. Já as de concreto são versáteis e, ao mesmo tempo, resistentes, podendo ser revestidas de pastilha, porcelanato, ladrilho hidráulico ou azulejo – ficam lindas na cozinha! Há ainda opções em madeira para um belo efeito rústico;

● A fixação direta com buchas e parafusos é mais resistente.Além disso, modelos com suportes metálicos são mais difíceis de combinar;

● Recorra à iluminação indireta para dar destaque às peças expostas, como porta-retratos, coleção de velas e enfeites antigos. Objetos em vidro colorido ficam maravilhosos com esse efeito na decoração!

Fonte: Redimob

 

, , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>