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Por que conhecer o seu cliente interno?

O colaborador faz parte da essência do negócio e quando está satisfeito, a empresa tende a obter melhores resultados.

É cada vez mais comum vermos estratégias voltadas para excelência no atendimento ao cliente externo, ou seja, o consumidor final dos nossos produtos e serviços. Contudo, não se pode deixar de lado outro público que é tão importante para o negócio que são os clientes internos, ou seja, os colaboradores das empresas.

Segundo o especialista em Gestão Empresarial, Guilherme Machado, as empresas contam com uma rede de valores internos constituída por diferentes pessoas que apresentam histórias de vida, objetivos e formações distintas. “Sendo assim, para se estabelecer um relacionamento bem sucedido com os clientes externos é necessário que essa rede de valores internos esteja em sintonia com os objetivos da empresa”, afirma.

Quem é o seu cliente interno?

Neste processo, conhecer quem são os colaboradores é fundamental.  “Se você não sabe quem são os seus colaboradores, não conhece as suas potencialidades e dificuldades, não sabe quais são os seus sentimentos em relação ao ambiente de trabalho, então, está na hora de começar a rever sua postura como gestor, como executivo e como líder”, comenta o especialista.

O colaborador faz parte da essência de um negócio. Quando ele está satisfeito, feliz, motivado e comprometido com o trabalho, a empresa tende a obter melhores resultados e a alcançar a tão almejada excelência no atendimento ao público externo. “Se não há uma preocupação com a qualidade do ambiente interno e com a satisfação dos colaboradores, de nada valerá investir em escritórios bonitos, em promoções ou em uniformes elegantes, se o ser humano que está por trás do atendimento não está bem, se ele não tem informações essenciais sobre os processos da empresa e trata os clientes mal”, afirma.

Essa sintonia entre gestores, clientes internos e clientes externos é um relacionamento de troca.  Só transfere energia boa quem recebe energia boa. Quanto mais satisfeito estiver o seu cliente interno, maior é a probabilidade do seu cliente externo também estar satisfeito.

Confira mais dicas sobre clientes internos no blog de Guilherme Machado.

Fonte
RedeImob 

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