Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Prefeituras começam a prestar atenção nas certificações verdes

 

As tão faladas certificações verdes atualmente se desenvolveram em um bom negócio para as prefeituras que estiverem dispostas a propor projetos de leis que incentivem práticas e construções sustentáveis, afinal, tais certificações podem ser refletidas como isenções fiscais para as prefeituras.

Até o momento há no país 55 prefeituras que investiram no IPTU Verde, que oferece descontos nos impostos para casas, empreendimentos e indústrias que fazem captação da água da chuva, uso consciente da água (através do reuso da mesma) e, ainda, certificam-se de que o terreno se mantém permeável ou preservam as árvores locais.

A cidade que iniciou esse “progresso verde” foi Belo Horizonte, que em 2009 tornou-se a primeira capital a ter uma certificação para construções sustentáveis. Foi criado na cidade, pela prefeitura, o Programa de Certificação e Sustentabilidade Ambiente, conhecido como BH Sustentável. Através do selo verde há o incentivo de influenciar a formação de profissionais da engenharia civil e da arquitetura, além do incentivo às construções sustentáveis. O programa pretende gerar uma mudança de conceitos na forma como os projetos são vistos atualmente (incentivando formação de profissionais capacitados e não somente as construções), através do estímulo a busca por práticas construtivas que consumam menos água, energia, e emitam menos gases e resíduos.

Em junho deste ano a prefeitura do Rio de Janeiro também entrou no time e sancionou o selo Qualiverde. A esse selo estão atrelados diversos benefícios, como diminuição de ISS, diminuição de IPTU e menor taxa de ITBI (Imposto sobre a transição de Bens Imóveis) para todas as construções que se adequarem aos termos de uma construção sustentável.

No projeto Qualiverde há diversas pontuações, que vão de 0 a 100, sendo que o mínimo que uma construção deve atingir para ser “aprovada” é 70. Se as construtoras atingirem os pontos necessários e não transferirem, nesse processo, nenhum tipo de custo ao comprador os descontos são oferecidos.

O Qualiverde é benéfico de várias formas, tanto para as construtoras quanto para o meio ambiente e para os habitantes da cidade. Afinal, para conseguirem os descontos as construtoras precisaram conseguir boas pontuações em itens como construção de reservatório para retardo do escoamento das águas pluviais, acréscimo de mais 10% de área permeável além da legislação, uso de materiais sustentáveis, conforto acústico e plantio de espécies vegetais nativas.

Fonte
ImovelVip
Material produzido especialmente para o Blog OndeMorar

 

, , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>